segunda-feira, 28 de setembro de 2009

HIGIENIZAÇÃO E FINALIZAÇÃO



HIGIENIZAÇÃO DOS CABELOS EM CASA

Uma boa higienização do couro cabeludo e dos fios é essencial para ter cabelos bonitos e saudáveis.

1º Escolha os produtos específicos para seu tipo e cor de cabel


2º Ajuste a temperatura da água para morna (em dias frios) e fria (em dias quentes)
Se conseguir medir com precisão a ajuste a 22º. A água quente além de remover a oleosidade natural do fio faz com que as glândulas sebáceas produzam mais, tornando seu couro cabeludo excessivamente oleoso.

3º Molhe bem os fios.

4º Aplique aproximadamente uma colher de sopa de shampoo para cabelos longos e 1 colher de chá para médios e curtos. Espelhe o produto entre as mãos e massageie o couro cabeludo por 1 minuto, espalhe a espuma formada pelos fios sem friccionar e enxágüe.

5º Retire o excesso da água apertando com as mãos e fazendo uma leve pressão, não torça os fios.

6º Aplique o condicionador na mesma medida do shampoo, porém não aplique na raiz, proceda da seguinte maneira: Espalhe o produto nas mãos e entre dedos, vire a cabeça para baixo e passe os dedos entre os fios como se estivesse penteando, depois de bem espalhado volte a posição normal e enluve os fios durante os dois minutos de pausa (tempo médio indicado pelo fabricante) e depois enxágüe.

7º Depois de enxaguar se puder jogue um jato de água gelada nos fios e uma vez por semana enxágüe com água mineral.

8º Enrole uma toalha macia nos fios sem torcer os fios, aperte suavemente para retirar a água, não esfregue a toalha, pois isso abre algumas cutículas causando efeito frizz.

A partir daí você pode proceder de várias maneiras diferentes:
- Aplique leave-in termo ativado e secar com difusor.
- Aplique leave-in termo ativado e escovar.
- Aplique leave-in hidratante e espere secar normalmente.
DICA:
- Quando seu cabelo estiver muito sujo aplique o shampoo 2x
- Em hipótese alguma saia de casa com os cabelos molhados, seu cabelo vira um para raio de todo tipo de poeira!





Dica para finalização com escova

Para usar o produto por menos tempo e consumir menos energia, retire o excesso de umidade do cabelo com uma toalha, antes de utilizar o secador.
O cabelo, enquanto ainda está úmido, é bastante frágil. Para secá-lo, comece com a posição 1 – moderada e depois passe para a posição 2 – intenso. Com os Secadores que possuem o sistema Thermo Optimum, inicie a secagem dos fios com uma temperatura baixa e uma velocidade do ar alta. Inicie a modelagem dos fios com uma temperatura mais elevada e um fluxo de ar mais baixo.
Para uma secagem mais rápida, retire o concentrador de ar.
O concentrador de ar, de uso opcional, tem um formato específico que estreita a abertura de passagem do ar. Com ele, você modela melhor e mais rápido seus cabelos, porque pode dirigir o fluxo do ar exatamente para a mecha de cabelo que estiver modelando. O resultado será um modelado mais rápido e mais bonito.
Direcione o fluxo de ar no sentido da raiz para as pontas e conserve o secador em uma distância mínima de 10 cm de seu couro cabeludo.
O difusor ativo proporcionará aos cabelos lisos um volume natural dos fios e aos cacheados maior definição dos cachos, diminuindo o volume dos fios. Além da modelagem, as hastes flexíveis deste acessório proporcionam uma massagem no couro cabeludo.
O Secador Modelador possibilita alisar os cabelos, modelá-los ou finalizar os penteados, utilizando a escova redonda. Se você preferir secar e pentear os cabelos ao mesmo tempo, modelar moderadamente ou dar volume nos fios de cabelo, utilize a escova retangular.
Para obter o resultado das escovas do salão, o segredo dos profissionais é a escovação constante na mesma mecha: penteie várias vezes uma única mecha, resultando em um polimento final que dá o efeito duradouro, liso e bonito.
Antes de fazer a tradicional “escova”, experimente utilizar produtos termoativos. São produtos ativados com o calor do secador, formando uma película ao redor dos fios que evitam a saída de água do interior da fibra capilar, promovendo proteção e mais brilho aos fios.
Se quiser melhores resultados, passe um creme modelador (tipo mousse) nos cabelos ainda úmidos, antes de usar o secador.
O ar frio ajuda no fechamento das cutículas do cabelo, desta maneira, proporciona um brilho extra aos fios e fixa melhor o penteado. Deve ser utilizado nos últimos minutos da secagem e modelagem dos fios.
Após a modelagem, aguarde alguns minutos e passe um pouco de reparador de pontas (tipo silicone) nas pontas do cabelo para hidratar, domar os fios “rebeldes” e dar brilho ao penteado.
Para dar um maior estilo e brilho intenso aos fios, você pode finalizar a modelagem passando uma pomada de finalização ou um spray de brilho.
Quando utilizar o Secador Alisador com o acessório Ultra Liss, coloque o aparelho a partir da raiz, por cima ou por baixo da mecha, penetrando-as. Deslize o Secador até as pontas dos cabelos.
Antes de modelar os fios com seu Secador Alisador separe o cabelo em mechas finas. Isso facilitará a modelagem!






sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Aula de hidratação capilar










Hidratação Profunda

A hidratação profunda é a mais eficiente de todas, pois contempla nutrientes adicionais em relação aos outros tipos de hidratação. Para que uma hidratação seja 100% eficaz é necessário usar produtos de qualidade e seguir o procedimento correto.

Modo de Fazer

Higienização. Lavar o cabelo de preferência com um xampu anti-resíduo. As escamas dos fios irão se abrir para receber o creme. Após enxaguar, retire o excesso de água com uma toalha, e em seguida use um pouco o secador. Quanto mais seco o cabelo, melhor o produto será absorvido.

Aplicação do creme. Separe em mechas e aplique em pequenas quantidades em todo o comprimento dos fios. Depois de espalhar no comprimento inteiro, massageie o fio, mecha por mecha. A massagem ajuda também na penetração do produto.

Faça algum procedimento para aquecer os fios: pode ser com uma touca de alumínio, ou com uma toalha quente e úmida. Deixe o tempo recomendado pelo fabricante do produto escolhido.

Depois de transcorrido o tempo, tire a touca de alumínio e aguarde mais 5 minutos para que o cabelo esfrie naturalmente.

Enxágue bem. Finalize com condicionador de pH ácido, para fechar bem as cutículas. É extremamente importante fechar bem as cutículas depois da hidratação para que os nutrientes não se percam. Se as cutículas ficarem meio abertas, os nutrientes vão saindo, e a hidratação dura menos tempo.

Opcionalmente, Finalize com leave-in ou silicone. Dá um pouquinho de trabalho, mas fazendo da forma correta o resultado pode ser muito melhor.

terça-feira, 1 de setembro de 2009